Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bertrand Russell

As crianças que são forçadas a comer adquirem aversão à comida e as crianças obrigadas a aprender adquirem ódio ao conhecimento.

Os homens nascem ignorantes mas não nascem estúpidos. Tornam-se estúpidos com a educação. Somos confrontados com o paradoxo de que a educação se tornou um dos principais obstáculos à inteligência e à liberdade de pensamento.

A maioria dos pais sente afeição pelos seus filhos, e isso estabelece limites ao mal que lhes fazem. Mas as autoridades educacionais não sentem afeição pelas crianças; na melhor das hipóteses, são comandadas pelo espírito público, orientado para a comunidade como um todo, e não apenas para as crianças; na pior das hipóteses, são políticos envolvidos em disputas por interesses pessoais. Outro mérito do lar é que ele preserva a diversidade entre indivíduos. Se fôssemos todos iguais, provavelmente seria vantajoso para os burocratas e estaticistas, mas seria uma desvantagem para a sociedade, que deixaria de progredir.

Tradução livre de Bertrand Russell

1 comentário:

Lara Gisela disse...

Concordo em absoluto.
Lara