Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aprender a lidar com transições

"Não se pode chegar a um destino sem deixar a segurança do bom porto!"

Aprender a lidar com situações de transição na vida é importante, e algo que a escola não ensina. Importante porque todas as transições, mesmo aquelas que desejamos e nós próprios iniciamos, envolvem perdas. Nas próximas semanas, por exemplo, vamos mudar de casa e de cidade.


Gostámos muito de aqui morar. Além disso, a família vai aumentar. Durante estes últimos 13 anos vivi só com o meu filho e adorei a experiência! No Reino Unido, as mães sozinhas representam 25% de todas as famílias, uma em cada quatro! Pessoalmente, achei a experiência muito positiva.


Muitas pessoas atravessam períodos de transição numa espécie de torpor, sem sentir, como se estivessem anestesiadas. Na nossa cultura o normal é fugir ao sofrimento, minimizando ou negando a sua existência. No entanto, este mecanismo de defesa é prejudicial a longo prazo; ao não deixarmos certos sentimentos virem à superfície criamos futuros bloqueios e desequilíbrios.

Por isso é importante sentirmos todos esses sentimentos, desde a ansiedade à insegurança e à tristeza, pois são parte natural do processo de adaptação a novas situações, e porque só depois disso é que poderemos focalizar todas as nossas energias na criação da nova realidade que queremos.

4 comentários:

Lara Gisela disse...

É realmente muito importante aprendermos a lidar com as transições. Faz parte do nosso crescimento. E a vocês, desejo-vos tudo de bom neste momento de transição para uma nova vida.
Bjs

Tibetan Star disse...

Oi Lara,
Obrigada!

Meninheira disse...

Por um momento pensei que estavas grávida!! :)
Ja vejo de onde é que vem a beleza do teu filho, es muito guapa!!

Um beijinho e parabéns pelas mudanças :*

Tibetan Star disse...

Obrigada, meninheira!