Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aprendizagem autónoma no ensino doméstico

Hoje gostaria de partilhar convosco uma filosofia de educação autónoma, em que "a ênfase não está no ensino, mas sim na aprendizagem, e o processo de aprendizagem é mais importante do que o produto final".

Escrita por Jan Fortune Wood, a versão original encontra-se aqui.

"A base teórica da minha filosofia educativa é a de que:

A criança / aluno é quem melhor sabe o que melhor vai de encontro à sua motivação intrínseca para aprender, desde que tenha um ambiente rico e estimulante onde aprender.

A aprendizagem deve seguir as perguntas da criança / aluno.

A criança é activa na aprendizagem; ela possui interesses, preocupações, perguntas e problemas específicos que aborda continuamente de uma forma activa. O papel da educação é apoiar este processo.

O crescimento do conhecimento não é um processo mecânico mas sim um processo criativo na mente de quem aprende. Um ambiente com acesso a uma ampla gama de recursos, conversas, experiências fora do lar, etc, está melhor posicionado para estimular e facilitar este processo.

A educação abrange todos os aspectos da aprendizagem. A educação autónoma implica a posse de condições para a auto-direcção na vida. A educação autónoma não divide a vida em "educação" e "não educação".

Sem comentários: