Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O currículo oculto da escolaridade obrigatória


Neste livro, John Taylor Gatto questiona a escolaridade obrigatória e seu currículo oculto, cujo objectivo é o de ensinar os jovens a conformarem-se com a ordem social e económica.

O autor, que passou mais de vinte anos ensinando em escolas públicas e foi eleito Professor do Ano em Nova York, interroga-se:

"Seria possível que eu tivesse sido contratado não para aumentar a capacidade das crianças mas para a diminuir? Isso primeiro pareceu-me uma ideia louca mas aos poucos começei a perceber que as campaínhas e o enclausuramento, as sequências sem sentido, a separação das idades, a falta de privacidade, a vigilância constante e tudo que acompanha o currículo nacional nas escolas foram planeadas tal e qual como se alguém tivesse decidido fazer com que as crianças não aprendessem a pensar e agir, e fossem levadas ao comportamento compulsivo e dependente."

Comprar aqui.
Folhear o original aqui.

Sem comentários: