Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 30 de novembro de 2008

Obrigatoriedade ou liberdade?


"Da perspectiva dos direitos humanos, a educação em si é um fim e não um simples meio para atingir outros fins. Quando os economistas definem a educação como produção eficiente de capital humano e classificam todas as suas dimensões de direitos humanos como externalidades, a imagem resultante de pessoas como capital humano obviamente contraria a de pessoas como detentoras de direitos.

O objectivo de colocar nas escolas todas as crianças de idade escolar e de as forçar a lá ficar até terem atingido o mínimo definido pelo ensino obrigatório é utilizado rotineiramente no sector da educação, mas este objectivo não obedece necessariamente aos requisitos dos direitos humanos.

Os padrões essenciais dos direitos humanos na educação incluem o respeito pela liberdade. Respeitar a liberdade dos pais "para educarem os seus filhos de acordo com a sua visão do que a educação deve ser tem sido parte dos padrões internacionais dos direitos humanos desde a sua origem."

Katarina Tomasevski, em O direito à educação

Sem comentários: