Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 9 de novembro de 2008

Reciclagem e reutilização

Continuando o tema de ontem - a reciclagem e reutilização das coisas - hoje vou partilhar a nossa experiência com o movimento da reciclagem gratuita, isto é, o freecycle.



Todos nós temos coisas em casa que já não utilizamos e muitas vezes acabamos por deitá-las fora em vez de as darmos a quem delas precise. Existe, na internet, um sistema para anunciar as coisas que temos para dar e as que gostariamos de receber. Este sistema promove a reutilização das coisas, evitando que estas acabem nas lixeiras, e quem nele participa contribui directamente para a saúde do planeta.

Trata-se de uma ferramenta muito útil para quem pratica o ensino doméstico. O primeiro computador do meu filho, por exemplo, foi adquirido através deste sistema.


Usou-o durante um ano e, quando recebeu dos avós um computador mais moderno, ofereceu o primeiro através do freecycle.

As vantagens são muitas. Participar neste projecto ajuda a:

adquirir (e tornar a dar) gratuitamente ferramentas educacionais, como livros, dicionários, enciclopédias, software informativo, computadores, monitores, teclados, impressoras, vídeos, dvds, etc

consciencializar as crianças para a necessidade da defesa do meio ambiente;

criar novos hábitos que vão contra a onda do consumismo passivo;

incentivar a economia gratuita (freeconomy);

promover valores éticos como a generosidade.

Aqui, na Inglaterra, estes grupos são muito activos. Na pequena cidade de Bath, por exemplo, o grupo tem 8439 membros. Na semana passada 70 pessoas juntaram-se ao grupo e foram trocadas mais de 500 mensagens.

Em Lisboa o grupo tem 2634 membros. Nos últimos 7 dias foram trocadas 6 mensagens e o número de membros manteve-se estático. Em Portugal o movimento está a dar os seus primeiros passos e precisa de novos aderentes para melhor atingir os seus objectivos.

Espero ter despertado a vossa curiosidade e, quem sabe, inspirado alguém a se juntar a este movimento! Se quiserem ver o sistema, aqui estão as ligações para os grupos activos em Portugal:

Alcobaça - Aveiro - Braga - Coimbra - Covilha - Faro - Leiria - Lisboa - Loures - Maia - Porto

1 comentário:

Gislene Cardoso disse...

Olá, vc ainda está doando livros literários ? Se sim, estou a disposição para recebê-los viu? Obrigada! ;)