Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aprender naturalmente

Animação como recurso educacional: Hoje vou partilhar dois exemplos de como a animação pode levar a uma análise de valores éticos.


O meu filho adora anime, especialmente Bleach. Recentemente vi um episódio com ele que abordava o tema da equanimidade, ou seja, da imparcialidade ao ajudarmos os outros. A mensagem era a de que devemos contrariar a tendência de ajudarmos apenas algumas pessoas, ignorarmos outras e odiarmos as restantes. Equanimidade é o desenvolvimento de uma atitude altruista dirigida a todos, sem excepções. Outro episódio salientava a não-violência, com um dos personagens fazendo questão de nunca retaliar ao ser atacado.


Ele também gosta muito de Naruto, uma série de mangá criada por Masashi Kishimoto, e adaptada para anime em 2002. Um dos episódios que vi com ele salientava as vantagens do trabalho de equipa e da cooperação e as desvantagens do egoismo e da competição.

Estes são os dois exemplos que prometi, mas para além da questão dos valores, no caso do meu filho, a animação japonesa despertou-lhe o interesse pelo estudo da língua japonesa!

Conversas à mesa:


Ontem à hora do almoço, reparei como Marcel Duchamp veio naturalmente à conversa, e com ele toda a questão da arte no século XX.

Marcel Duchamp, Fountain, 1917.

Conversámos sobre o urinol de Duchamp, considerado uma das obras mais influentes do século XX. Para ele, o urinol tornou-se uma obra de arte por ter sido apresentado como tal pelo artista. Mas a verdade é que o urinol obteve esse estatuto ao ser exposto numa galeria de arte, o que sugere que o poder das galerias e museus é tão grande quanto o da criatividade artística.

Depois partilhámos uma série de ideias, incluindo mãos agarrando o rato do computador em várias posições...

Sem comentários: