Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 6 de dezembro de 2008

Como destruir o espírito das crianças

Sabrina Broadbent

"Assustados, deprimidos e exaustos, os meus alunos são esmagados pela pressão de terem boas notas. Temos de reformar este sistema de ensino cruel... a pressão, as intermináveis exortações ao sucesso... quando lhes pergunto como a escola lhes faz sentir eles dizem-me que se sentem desesperados, exaustos, sem energia...

As escolas tornaram-se fábricas: a produtividade pode ter aumentado, mas a que custo humano?"

Prof MacBeath

"Inclusão não significa estar sentado numa sala de aulas. As crianças podem ser excluídas ao se sentarem numa sala de aulas que não vai ao encontro das suas necessidades."

O horário típico das escolas secundárias - correndo, por exemplo, de física para história e depois para francês -, é para algumas crianças tão perplexo como estar noutro planeta.

Poderíamos até chamar a isto uma forma de abuso, pois essas crianças estão numa situação totalmente inadequada para elas."

Sem comentários: