Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 13 de dezembro de 2008

Educação alimentar: grão-de-bico

Hoje fizemos, pela primeira vez, caril de grão e curgetes com arroz basmati e naan, um pão achatado indiano com côco e sultanas.


Sabiam que o grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B? Uma excelente fonte de energia com 6 gr de fibras em cada 100grs, estimula o funcionamento dos intestinos e ajuda a eliminar açúcares, gorduras e colesterol. Contém cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico, e é bom para prevenir doenças cardiovasculares e tratar a anemia. As curgetes são ricas em potássio e vitamina A, e a couve flor é rica em cálcio, fósforo e vitamina C.

Deixo-vos aqui a receita, do famoso restaurante vegetariano Food for Thought em Convent Garden, Londres, caso queiram experimentar.

Caril de grão e curgetes
1 chávena de grão (colocar de molho na noite anterior - faz 2 chávenas depois de demolhado)
1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
1 pequena cebola picada
1 colher de sobremesa de farinha
2 colheres de chá de caril em pó
1 colher de sopa de puré de tomate
600ml de caldo de legumes
1 colher sopa de manteiga de amendoim
1 colher de chá de tamari
óleo para fritar
1 quarto de uma couve flor de tamanho médio cortada aos pedaços
1 colher de sobremesa de água
3 curgetes médias cortadas às rodelas
300ml de iogurte natural
pitada de paprica

Cozer o grão. Derreter a manteiga e fritar a cebola por uns minutos.


Salpicar com a farinha e cozinhar, mexendo, durante 5 minutos. Misturar a manteiga de amendoim e o tamari. Aquecer um pouquinho de óleo numa frigideira e fritar a couve flor durante 1 ou 2 minutos. Deitar 1 colher de sobremesa de água, cobrir bem e cozinhar durante 5 minutos em fogo baixo. Pôr de lado. Aquecer mais um bocadinho de óleo na frigideira e fritar as curgetes durante cerca de 5 minutos. Misturar tudo no molho e colocar num prato de ir ao forno.


Bater o iogurte com um garfo e espalhar no topo.


Levar ao forno (180ºC) durante 40 minutos. Quando estiver pronto, polvilhar com paprica e servir.

4 comentários:

Isabel de Matos disse...

Parece delicoso! Costumo fazer caril de grão e junto courgettes e cogumelos, mas faço com leite de côco e nunca comi assim. Tenho que experimentar.
Nós usamos muito as leguminosas como fonte de proteína, ferro e cálcio, pois não consumimos lácteos (nesta receita vou ter que substituir o iogurte por um natural de soja...).
Obrigada, beijinhos
Isabel

Tibetan Star disse...

Eu nunca tinha feito esta receita nem nunca tinha feito um caril no forno... mas ficou uma delícia!

Isabel de Matos disse...

Vocês não são vegetarianos, mas gostam de experimentar pratos vegetarianos, é assim?
Beijinhos...

Tibetan Star disse...

É mais ou menos assim... Somos talvez 80% vegetarianos... O meu filho não gosta de feijão nem de grão ou lentilhas, nem de sementes ou de nozes e eu acabo por dar-lhe carne. Geralmente comemos carne uma ou duas vezes por semana.