Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Memórias...

... de sítios por onde passei...

video

"Mudar de casa e de zona envolve muitas vezes mudanças de papel e de estatuto. Qualquer mudança exige ajustamentos pessoais e psicológicos. A perda da nossa casa pode ser equiparada a um luto. Compreender tudo isto ajuda-nos a adaptar à nova realidade."

Hoje vou partilhar este vídeo, e mais umas dicas, adaptadas daqui, para quem, como nós, está atravessando um período de transição:

"A separação de sítios familiares pode ser sentida como uma forma de perda e ter efeitos devastadores. Há quem diga que todos nós sentimos emoções semelhantes no processo de adaptação a novas situações. As etapas deste processo são:

Primeiro, sentimo-nos oprimidos, incapazes de agir. Expectativas negativas tendem a intensificar esse estágio. Podemos até negar o que está acontecendo; muito comum em crises e situações difíceis de se enfrentar. Mas a certa altura ficamos deprimidos, ao vermos as implicações da mudança. Só depois é que deixamos o passado para trás e a começamos a aceitar a realidade do que está acontecendo. Com esta aceitação, começamos a testar novas maneiras de lidar com a nova situação. Atravessamos então uma fase reflectiva em que tentamos compreender como é que as coisas são diferentes e porquê. Por fim, internalizamos uma nova perspectiva e interpretação da nossa situação. A nossa energia está agora liberta e pronta a ser canalizada para a criação de uma nova realidade.

2 comentários:

Lara Gisela disse...

Eu também andei por terras de África. Moçambique, onde nasci, e África do Sul, onde vivi. A minha madrasta é que é de Angola. Tudo boa gente!!!

Tibetan Star disse...

Algo em comum!