Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 25 de janeiro de 2009

Apreciando os dias em casa

Este artigo de Alexandra Frean apareceu no Times há 5 dias.

"Há quase dez anos, Ross Mountney decidiu educar os filhos em casa. Depois de sete anos de ensino doméstico, a sua filha mais velha, Chelsea (18 anos), está agora a estudar artes cênicas num colégio.

A sua outra filha, Charley (15 anos), gosta de passar os dias em casa com a mãe, estudando biologia (neste momento estão a estudar os efeitos das drogas ilícitas) e inglês, escrevendo cartas e ensaios.

À tarde Charley leva o cão a passear, trabalha num projecto de fotografia, faz natação ou, com outros jovens educados em casa, participa em visitas a museus e galerias de arte, organizadas por uma rede local de pais.

"Os meus filhos estavam extremamente infelizes na escola e isso estava destruindo a sua sede de aprender", disse a Sra Mountney.

A Sra Mountney, que se formou como professora e é a autora de Aprender Sem Escola, acredita que qualquer pai pode educar os filhos em casa. As famílias que optam por esta via podem obter apoio através de organizações como a Education Otherwise, que as põe em contacto umas com as outras para partilharem experiências.

Os seus filhos não vão fazer os exames do ensino secundário: ela acredita que há outras maneiras de demonstrar as competências que têm acumulado."

Sem comentários: