Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ensino doméstico em Bristol

Na semana passada fomos, pela primeira vez, ao Sítio de Aprender do ensino doméstico, em Bristol. O projecto foi iniciado por um grupo de pais que queria mais oportunidades para se reunir e trabalhar uns com os outros. O objectivo é o de oferecer actividades educacionais a todas as idades - por exemplo, grupos de estudo, clubes ou oficinas (workshops) -, que podem ser orientadas pelos próprios pais, por profissionais ou trabalhadores voluntários.

À chegada deram-nos uns quantos folhetos informativos:

"Somos um grupo de famílias que optou pelo ensino doméstico e queremos apoiar-nos uns aos outros na educação dos nossos filhos. Esperamos que você e a sua família possam não só participar nas nossas actividades como também contribuir para elas. Venham conhecer-nos e ver o que fazemos. A nossa abordagem é a da não-coersão - isso significa que ninguém é pressionado a participar.

Temos regularmente reuniões onde tratamos de questões relacionadas ao funcionamento do grupo e em que planeamos o programa de cada período. Nestas reuniões valorizamos todas as contribuições.

Reunimo-nos todas as semanas às segundas e sextas feiras durante os períodos escolares, desde meados de Setembro ao final do mês de Maio. Durante todas as actividades os pais continuam sendo responsáveis pelos filhos.

Todos temos ideias diferentes no que toca à educação dos nossos filhos. Não estamos aqui para promover nenhuma ideologia mas para dar apoio mútuo em matérias do ensino doméstico."

Nesta foto podem ver o tipo de actividades disponíveis. Às sextas feiras o dia começa com meia hora de jogos e brincadeiras e, em seguida, 1hr de inglês, dança, história ou trabalhos manuais (por exemplo: fazer velas, crachás e props - objectos que depois são usados em peçinhas de teatro), etc. Embora a página do site precise ser actualizada, podem ver o tipo de actividades disponiveis aqui.

Quando lá chegámos, depois do almoço, a maioria dos adolescentes já se tinha ido embora.

Mas tivemos a oportunidade de conhecer algumas famílias, incluindo uma cujo filho mais velho tem a síndrome de asperger e outra cuja filha tinha sido diagnosticada com autismo mas que, seguindo uma dieta rigorosa, ficou completamente melhor.

6 comentários:

Pequete disse...

Uma excelente ideia. É pena que aqui sejamos ainda poucos e tão dispersos pelo país.

Tibetan Star disse...

Pois é, realmente é pena... Não estavam a pensar organisar um encontro, tipo um fim de semana na região central do país?

Isabel de Matos disse...

Estávamos, mas penso que a ideia, para já, é para nos conhecermos... organizar qualquer tipo de actividade regular deve ser um pouco difícil pois, como diz Pequete, estamos muito dispersos, sendo poucos...

Meninheira disse...

Eu também é que fico cheia de enveja!!

Há uma familia em Euskadi que faz "aulas" com outras familias e creio que em Madrid também há reunioes periódicas. Na Galiza estao a meirande parte das familias no Norte mas polo de agora aínda nos estamos a organizar.

No meu blogue tenho um grupo português de ensino doméstico, virom lá?


Um beijinho

Ivone Apolinario disse...

Eu estou a pensar em algo parecido, aqui em Braga ou arredores.Se conhecerem alguém..Já tem nome: Projecto Oásis (no meio do deserto da loucura em que vivemos..) e será um centro de investigação da Vida. para crianças e adultos investigarem juntos e sobretudo para as crianças brincarem na natureza. ok, agora so falta materializar isto...
obrigada por este blog!

Tibetan Star disse...

Olá Ivone

Espero que o teu sonho se venha a concretizar pois acredito que iria beneficiar muitas crianças.

Obrigada pela visita!