Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 18 de janeiro de 2009

Mãe educa as Direcções Regionais de Educação

sobre a legalidade do ensino doméstico.

Segue-se a tradução de um artigo publicado há 2 dias no Pendle Today.

"Uma senhora de Barnoldswick foi à televisão explicar as vantagens do ensino doméstico. Alison Sauer educa o seu filho Johannes em casa há 10 anos e agora faz consultoria a nível nacional, elucidando as Direcções Regionais de Educação sobre a legalidade do ensino doméstico.

Ela foi convidada para fazer parte num programa da BBC Noroeste na segunda-feira para comentar sobre o anúncio feito pela Câmara de Lancashire de que o número de crianças educadas em casa está a aumentar à força toda.

"Tornou-se evidente, quando falou sobre as responsabilidades das Direcções Regionais de Educação - que na realidade simplesmente não existem - que, em relação ao ensino doméstico, o vereador não está a par da lei", disse a Sra. Sauer. "O que muitas pessoas não compreendem é que na legislação britânica a educação das crianças é responsabilidade dos pais. A maioria delega essa responsabilidade para as escolas mas, como nós, um número cada vez maior opta por manter essa responsabilidade."

Sendo educado em casa, Johannes (12) não tem de seguir o Currículo Nacional nem fazer exames, mas a mãe disse que isso não afectou o seu desenvolvimento; muito pelo contrário, pois acha que foi precisamente devido ao ensino doméstico que ele se tornou o rapaz confiante e bem articulado que é.

"A educação dele pode ser orientada para seus interesses; assim, por exemplo, ele está a fazer um curso na Universidade Aberta sobre planetas, como parte dos seus estudos de ciência e matemática", disse a Sra. Sauer. "O principal é moldar a educação à criança, e não o contrário."

Após ser entrevistada pela televisão foi convidada para falar com a Direcção Regional de Educação de Lancashire."

2 comentários:

Lara Gisela disse...

Olá Paula,
Mais uma vez obrigada por nos colocares a par de todas estas notícias. Gosto muito de as ler. Obrigada.
Um beijinho e uma semana muito feliz.

Tibetan Star disse...

Olá Lara.

Obrigada pelo feedback. Fico feliz por saber que gostas de as ler, e com mais vontade de continuar a divulgar informação sobre o ensino doméstico.

Beijinhos para vocês também.