Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O que é o unschooling?

"Também denominado aprendizagem direccionada pela criança e aprendizagem natural, o termo unschooling foi originalmente usado por John Holt. O método é exatamente esse: nada de escola.

Unschooling é um dos métodos do ensino doméstico, muito bem aceite por famílias norte-americanas e europeias. As crianças que seguem o ensino doméstico não vão à escola para aprender. Toda a aprendizagem é feita a partir de casa. O unschooling é ainda mais livre, apregoando que na aprendizagem as crianças devem seguir os seus próprios ritmos. A aprendizagem torna-se simplesmente uma parte natural da vida. Todos os dias é a criança que decide o que quer fazer, se quer ir à biblioteca ler sobre baleias ou passar o dia fazendo experiências científicas na cozinha.

À medida em que crescem começam geralmente a integrar aulas e cursos externos. O importante é que são os jovens que controlam os seus horários e que fazem os ajustes necessários para os cumprir. Como observa um jovem que não frequentou escola: "estou a planear o que fazer. Tenho um grande sentido de responsibilidade naquilo que faço. Em vez de me forçarem a andar de actividade em actividade e me obrigarem a fazer determinadas coisas em determinados dias e horas, sou eu quem decide". Com esse poder de decisão vem a responsabilidade da gestão do tempo.

Os pais estão sempre à mão para dar apoio. Eles encorajam e ajudam a manter o ambiente de aprendizagem rico e real, respondendo a perguntas e funcionando como uma fonte de ideias, mas seguindo sempre as directrizes dos filhos."

Por Katherine Neer, adaptado daqui.

5 comentários:

Dawny disse...

sometimes it's good just to read something we already know written down. Until I read this Paula I hadn't realised how much we do directed by the kids. Maybe i'm more of an unschooler than i thought :)

Tibetan Star disse...

Nice to see you again! Did the google translate gadget work?

Yes, its good to keep reading these things and regularly check our approach.

Pequete disse...

Sim, o unschooling também é o que faz mais sentido para nós, embora aqui, as exigências do Min. da Educação de enviarmos as fichas no final de cada período acabem por nos condicionar um pouco.

Tibetan Star disse...

Gostava de estar mais a par da situação em Portugal, sobretudo no que toca à legislação.

Não queres fazer um post sobre isso?

We Are Not Typical - WANT disse...

muito obrigada por tantas informações, traduções... tanto trabalho. Vou colocar este post no meu blog, com os devidos créditos, pois é a resposta às minha actuais dúvidas conceptuais.
espero em breve, poder contribuir para as reflexões sobre este tema. se puder ajudar em algo, basta dizer!