Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Desescolarizar a sociedade

Tal como Ivan Illich, também eu “espero que os vossos netos hão-de viver numa ilha onde já não será necessário ir à escola assim como hoje [não é necessário] ir à missa”.

“A escola, que funcionou no século passado para derrubar o feudalismo, tornou-se agora um ídolo opressor que só protege aqueles que já educou. As escolas qualificam e, portanto, desqualificam. E fazem o desqualificado aceitar a sua própria sujeição”.

2 comentários:

Claudio Oliver disse...

Me encantou seu blog. Aqui no BRasil, onde a lei é das mais restritivas do mundo, onde a aprendizagem é sustituida pela educação, seguimos na luta. Se um dia houver interesse, minha tese foi escrita sob o título: Amigos no Caminho: O educador e a educadora nas obras de Leo Tolstoy, Ivan Illich e PAulo Freire", Havendo interesse, me diga que te mando um cópia.
Com carinho
Claudio

Tibetan Star disse...

Olá Claudio,
Obrigada pela visita. Gostaria muito de ter uma cópia da tua tese, o tema é bem interessante!