Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Educação espiritual

Robert Happé fala sobre os problemas do actual sistema de ensino 19mns depois do início da entrevista.



"Temos de perceber que todos nós fomos programados para pensar de determinada forma. O governo parece ser nosso amigo, os professores parecem ser nossos amigos, mas não transmitem o que é bom para nós, não nos ensinam o nosso valor, as nossas qualidades, não nos lembram que somos seres criadores.

Em vez disso, ensinam a copiar. Por isso poucas crianças gostam da escola, pois elas sentem que algo está errado. Os jovens não são convidados a questionar e a melhorar as coisas, apenas a repetir.

Nesse modelo, em que
somos constantemente examinados, somos tratados como números. Quando as crianças fazem os testes são bons robôs. As que são criativas escrevem aquilo que pensam e, por isso, são maus robôs. Com essa manipulação, roubam a identidade às crianças.

Temos de fazer com que as pessoas saibam que não são robôs, mas seres criadores. Damos valor aos conhecimentos acadêmicos, mas precisamo-nos lembrar de quem somos. Esse é o conhecimento que devemos adquirir."

Mais sobre a educação espiritual aqui.

2 comentários:

*Lisa_B* disse...

Olá Paula, adorei este video.
Beijinhos

Tibetan Star disse...

Eu também gostei de o ouvir falar. Enviaram-me o link e resolvi partilhar!