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quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Questionar supostos conhecimentos

Em relação à síndrome de Asperger, Jan Fortune Wood não acredita em rótulos; e no que toca à educação, acredita na autonomia: os seus 4 filhos aprendem em casa.

É autora de dois livros sobre parentalidade não-coerciva e autonomia na educação, ambos publicados pela Educational Heretics Press.

Contribuiu também para o livro Home Educating Our Autistic Spectrum Children com um capítulo intitulado "Viver sem o rótulo". Aqui fica um parágrafo:

"As crianças rotuladas com a Síndrome de Asperger não precisam de mais estrutura e orientação nas suas vidas, muito pelo contrário!

Necessitam, principalmente, de não serem vistas como produtos ou objectos definidos por uma lista de observações subjetivas. Necessitam de pais que estão sempre do seu lado, pais que não lhes impôem nem as suas próprias agendas nem as agendas de supostos especialistas em nome de apoio amoroso; pais que simplesmente as ajudam a viver as suas próprias vidas, vidas em processo, intrinsecamente motivadas.

Isso exige que os pais estejam radicalmente dispostos a questionar e abandonar uma série de suposições tidas como verdades absolutas sobre a educação, a psicologia e a parentalidade, isto para citar apenas algumas àreas. Exige que vão contra a corrente e, muitas vezes, contra as opiniões de supostos especialistas. Não é um caminho fácil. Não é um caminho negligente. É um caminho moral."

O site da família, sobre o ensino doméstico, encontra-se aqui.

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