Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O que temos andado a fazer

Tem feito um frio danado, e hoje ainda não parou de nevar!

Mas lá por isso não deixámos de ir à aula de japonês com a Megumi, perto desta rua. O Daniel gostou e quer continuar.

Eu, é claro, não consegui acompanhá-lo. De vez em quando ficava de boca aberta ouvindo-o responder em japonês, o quê exactamente não me perguntem que não sei!

Durante a aula a Megumi só fala japonês. Eu lá consegui reconhecer uma palavra ou outra mas a maioria entrava-me por um ouvido e saia-me pelo outro. A diferença? A motivação! Ele está motivado, eu não. Ele quer aprender japonês, eu não... Por isso ele retém a informação e eu não.

Dos anos de alemão e latim que "aprendi" na escola não me lembro de nada! Na escola aprendi a passar testes, a memorizar, temporariamente, para esquecer logo de seguida. As notas dos testes não significam nada. Em alemão tive 17, em latim passei à rasquinha. A verdade é que não sei falar nem alemão nem latim. Mas quando vim para aqui os "problemas de memória" desapareceram - do inglês não me esqueço, não! Como Platão dizia, os conhecimentos adquiridos sob compulsão não ficam na memória.

Voltando à cultura japonesa, andámos a explorar as origens de um dos seus sistemas de escrita, chamado kanji. Além disso, como tinhamos planeado, fomos experimentar noodles num restaurante japonês. Delícia!!!



Que mais? Em casa, andámos a usar o microscópio e a cozinhar: o Daniel foi comigo às compras, fez esparguete com pesto verde e queijo ralado, e partilhou os chocolates que tinha comprado - a generosidade também se aprende!

5 comentários:

Lara Gisela disse...

Obrigada por partilharem o que andam a fazer e a aprender.
Beijinhos e uma excelente semana

Tibetan Star disse...

Olá e obrigada pela visita! Espero que a vossa semana seja muito feliz!

Pequete disse...

O teu relato da aprendizagem do alemão e do latim faz-me lembar o meu francês...
Belas fotos, a neve torna tudo tão mais bonito! Hoje também nevou um bocadinho, aqui, mas misturado com chuva, por isso não ficou nada no chão. Fizémos um boneco de neve, mas de algodão e meias de nylon, para participar no desafio da meninheira! A ver se logo trato as imagens e escrevo o post.
Boa semana!

Luisa_B disse...

Paula , não digo que tenho inveja dessa neve porque cá tem nevado imenso o problema é que cá as casas são frias e por aí estão preparadas para o frio ao exemplo de muitos outros países, caso que por cá não temos dessa forma.

Quando vivia em Paris as casas eram tão quentes que precisávamos ter muito cuidado depois ao sair para não apanharmos gripes e constipações. Aqui...as constipações mais depressa se pegam no interior que não há aquecedores que resistam a tal frio sentido nas paredes.

Acho lindo o filhote aprender Japonês...eu adoro línguas além do português falo mais 4 e se pudesse continuar a aprender pois ficaria muito feliz com isso, o saber não ocupa lugar.

Os pratos de noodles parecem cheirosos ehehe estão é longe do alcance e paladar.

Beijinhos

Tibetan Star disse...

Lá isso é verdade, todas as casas têm aquecimento central! Se não tivessem os invernos seriam bem mais dificeis.