Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 25 de março de 2009

Um video que encontrei no YouTube

Eis a introdução feita pela pessoa que fez o upload:

"Selecionei duas cenas de "Esperança e Glória" de John Boorman (Ing/1987). Elas se passam na Londres que os alemães tentam conquistar na 2ª guerra mundial. A escola é autoritária e tradicional. Os alunos a odeiam, mas se submetem. Chegam a ponto de agradecer Hitler por tê-la posto abaixo num dos bombardeios. Mas nem toda lucidez está perdida: Tiram todo bom senso da cabeça deles e depois a enchem de besteiras, diz o avô ao deixar o menino na Escola."

1 comentário:

RUTE disse...

Gostei imenso do video.

Nesses tempos a escola era de facto um martirio. A prepotência dos professores era exagerada.

Mas o mesmo se passava nas familias. As crianças eram educadas numa disciplina muito rigida, sem direito a exprimir as suas vontades. As suas opinião não contavam para nada.

Muito mudou, nesta e noutras áreas. Muito mudou na defesa dos direitos humanos (independentemente da idade do individuo). Felizmente!