Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Como funciona o ensino doméstico III

Continuação: a 1ª parte deste artigo está aqui e a 2ª aqui.

Os primeiros passos

Entrem em contacto com outras famílias que já praticam o ensino ensino doméstico e ponham-se a par da legislação.

Métodos usados no ensino doméstico I

Muitas pessoas, quando pensam no ensino doméstico, imaginam três ou quatro crianças sentadas à volta duma mesa na cozinha escrevendo freneticamente nos seus cadernos com a mãe ali por perto. Embora às vezes esse seja o caso, a verdade é que no ensino doméstico não existe um dia típico. Com tantos ramos do pensamento sobre os processos educativos, existem, no ensino doméstico, tantos métodos didáticos e filosofias de educação quanto famílias que os utilizam. Vamos agora descrever alguns desses métodos.

Ensino doméstico estruturado

Conhecido como homeschooling, escola em casa ou método tradicional, é exatamente o que o nome descreve: um ambiente semelhante ao que o estudante encontraria numa escola tradicional. Os pais desempenham o papel de "professor", utilizando um conteúdo programático que se aproxima ou é igual ao que o aluno estaria seguindo numa escola tradicional pública ou privada. Com este método, os pais podem comprar uma série de materiais didáticos que acompanham o currículo nacional.

Educação clássica

Este método baseia-se em dois princípios fundamentais:
* Há três fases ou estágios de aprendizagem que dependem uns dos outros:

Gramática: alunos com "idade para aprender gramática" concentram-se na memorização e colecção de factos.

Lógica: alunos mais crescidos concentram-se no pensamento crítico, colocando os pedaços de informação que colheram dentro de um contexto.

Retórica: alunos mais velhos avaliam as informações e são capazes, a partir delas, de formular um argumento bem articulado .

* Essas fases de aprendizagem são concentradas na linguagem e dependentes da palavra (escrita e falada), em vez da aprendizagem visual, que utiliza imagens tais como fotos, vídeo ou filmes.

Para uma explanação minuciosa deste método consultem o livro "The Well-Trained Mind: A Guide to Classical Education at Home", de Jessie Wise e Susan Wise Bauer.

O método Montessori


Baseado nas pesquisas e textos de Maria Montessori, este método vê a criança como professor e aluno. A aprendizagem é vista como um processo natural e auto-dirigido. Os princípios deste método concentram-se no que Montessori chamou "mente absorvente". A criança é livre para aprender no seu próprio ritmo, interagindo e respondendo ao ambiente. O pai ou professor, agindo como "guardião do ambiente", tem a função de criar uma situação que encoraja e leva a criança a explorar o ambiente à sua volta. Para os mais pequeninos, isto inclui proporcionar materiais didáticos do tamanho das crianças, por exemplo, pequenas cadeiras e mesas. Aqui fica o livro dela, em inglês.

The Montessori Method

Continua aqui...

3 comentários:

Meninheira disse...

Istos posts sao uma joia!!

Muito Obrigada Paula :D

Paula Peck disse...

Ó Meninheira,

Obrigada digo eu pela tua visita!

Beijinhos

Pequete disse...

Faço minhas as palavras da meninheira! Pergunto-me frequentemente onde irás tu desencantar tanto material interessante.