Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A compulsão na educação

Ontem devorei outro livro que trouxe da biblioteca: desta vez foi Escola e Sociedade de Bertrand Russell. Embora o livro não mencione o ensino doméstico, o argumento usado contra o ensino obrigatório é partilhado pelas famílias que optam pelo unschooling. Ora vejam:

"Outro efeito da compulsão na educação é destruir a originalidade e o interesse intelectual. O desejo de saber, pelo menos por uma quantidade razoável de saber, é um fenómeno natural nos jovens, mas que é geralmente destruído pelo facto de lhes ser ministrado mais do que aquele que desejam ou que são capazes de assimilar.

As crianças que são obrigadas a comer em breve adquirem uma forte detestação pela comida, e as crianças que são obrigadas a aprender adquirem de igual modo uma detestação pelo saber.

Quando pensam, não o fazem espontaneamente, da mesma forma que correm, saltam ou gritam; pensam tendo em vista agradar a um adulto e, por conseguinte, tentando fazê-lo de forma correcta mais do que a partir de uma curiosidade natural. Esta destruição da espontaneidade é particularmente desastrosa no domínio das artes."

Sem comentários: