Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Citações - Roberto Freire

SE NÃO FOR LIBERTÁRIA,
TODA A PEDAGOGIA É AUTORITÁRIA
NÃO HÁ EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA
QUE NÃO SEJA AUTO-EDUCAÇÃO

PRECISAMOS APRENDER COM OS OUTROS APENAS O QUE NÃO NOS FOI POSSÍVEL APRENDER SOZINHOS

A NECESSIDADE DE APRENDER É BIOLÓGICA,
ELA SE FAZ SEMPRE DE DENTRO PARA FORA

O IMPULSO PELA BUSCA DO CONHECIMENTO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A COISA CONHECIDA

ENSINAR O QUE NÃO FOI PERGUNTADO, ALÉM DE INÚTIL, É UMA ESPÉCIE DE ESTUPRO CULTURAL

A NECESSIDADE DE CONHECIMENTO É COMPULSIVA,
COMO A DE LIBERDADE E A DE OXIGÊNIO

SOMOS TODOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS,
INCLUSIVE PELO INTERESSE EM CONHECER

A CRIANÇA APRENDE TUDO SOZINHA. BASTA NÃO IMPEDI-LA.
SÓ PRECISAMOS ENSINAR-LHE DETALHES TECNOLÓGICOS

A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA SE BASEIA NO GOSTO ESPONTÂNEO DAS CRIANÇAS PELO CONHECIMENTO E EM SUA CAPACIDADE NATURAL DE CRITICAR O QUE LHES ENSINAM.

A PEDAGOGIA AUTORITÁRIA VISA FUNDAMENTALMENTE DESTRUIR ESSE POTENCIAL CRÍTICO

PERGUNTAR É O ACTO MAIS ESPONTÂNEO E O ÚNICO REALMENTE INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO CULTURAL.

NUM AMBIENTE AUTORITÁRIO
NÃO SE É LIVRE PARA PERGUNTAR

2 comentários:

Leo disse...

Espetacular. De onde tiraste a citação?

Paula disse...

http://www.scribd.com/doc/14616310/Anarquia-e-Pedagogia-Libertaria