Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

O que é a aprendizagem informal?

Resolvi partilhar esta citação de Jay Cross porque embora se esteja referindo à aprendizagem informal poderia estar explicando o unschooling.

Jay Cross: O que é a aprendizagem informal? Aprendizagem informal é a maneira em que aprendemos a falar a nossa língua, o modo como aprendemos a ser quem somos, a forma como aprendemos a nossa cultura. A aprendizagem informal é tudo que não é aprendizagem formal. Esta geralmente envolve um curriculum que não é o que queremos mas o que alguém decidiu por nós, ocorre na companhia de outros, no mesmo espaço que os outros, e leva a um reconhecimento no final, por exemplo a um diploma, um certificado ou uma estrelinha de ouro. Nós sabemos quando a aprendizagem formal acaba. A aprendizagem informal nunca acaba, ela continua a toda a hora.

Há professores informais? Não! O ensino é algo que uma pessoa faz a outra enquanto que a aprendizagem é um acto interno que nós fazemos a nós próprios; as pessoas podem nos ensinar mas não podem nos aprender. Não há um curriculum mas há um conjunto de valores.

Uma das coisas mais emocionantes sobre a aprendizagem informal é o que a internet agora é, uma rede participatória; imaginem só as formas em que une as pessoas! A internet elimina a distância e as pessoas podem se juntar e comunicar. A internet é o maior núcleo de convergência de seres humanos que nós já vimos, e vai continuar a crescer.

Sem comentários: