Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ensino Doméstico na Europa de Leste

O ensino doméstico está aparecendo nos lugares mais improváveis do mundo. Em Homeschool Heartbeat, Mike Smith e Chris Klicka falam sobre a situação actual da educação domiciliar na Europa Oriental.

Mike Smith: A maioria das nações da Europa Oriental ainda não recuperou da devastação do comunismo. No entanto, apesar das dificuldades, esta região do mundo está vendo a emergência de vários movimentos de ensino doméstico. Chris, o que é que você observou nestes países?

Chris Klicka: O que eu tenho vindo a observar é muito emocionante. Nos países da Europa Oriental o sistema de ensino está de rastos e, como resposta a este problema, cada vez mais famílias estão optando pelo ensino doméstico.

Por exemplo, na Hungria conseguimos ajudar um casal a fundar a Associação Nacional do Ensino Doméstico. Agora já têm entre 30 a 40 famílias praticando o ensino doméstico como escolas privadas.

Na Roménia, estamos trabalhando com um pai, ajudando-o a fazer com que a educação domiciliar seja reconhecida - porque actualmente ainda é ilegal -; estamos trabalhando com o vice-presidente do Comité da Educação no Parlamento e temos esperança de tornar o ensino doméstico legal no ano que vem.

Na República Checa, conseguimos encorajar as famílias que praticam o ensino doméstico a entrarem em contacto com o parlamento checo, e no ano passado, conseguimos fechar o parlamento por um dia e bloquear um projecto lei horrivel, que teria tornado o ensino doméstico ilegal.

Mike Smith: São muito boas notícias, Chris. Gostaria de agradecer-te pessoalmente pelo teu importante papel na expansão da liberdade de educar em casa por todo o mundo.

Original aqui.

Sem comentários: