Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Citações - Carlos Drummond de Andrade

Poeta brasileiro, foi expluso em 1919 do Colégio por causa de sua "insubordinação mental"...


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

2 comentários:

Rose disse...

Viva Drummond! Perfeito.

Qdo me lembro o tempo sentada na cadeira olhando a janela e aq professores falando e falando...sem força, vibração...Qta vida eu perdi, naq escola mediana e ...
Já foi...

Parabéns!

Paula disse...

Olá Rose,

É incrível como essa experiência é tão comum, como o sistema de ensino está estruturado de tal forma que as crianças e jovens pura e simplesmente "desligam"; lembro-me bem de passar horas e horas assim, especialmente durante o secundário; tocava a campaínha e de repente apercebia-me que não tinha ouvido uma palavra! Parece que não passa mesmo de um jogo, e as regras todos nós sabemos: "os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem".

Ainda ontem estava lendo um trecho do livro Escola no Futuro, de Lauro de Oliveira Lima (ainda hei-de publicar umas passagens) em que ele falava desta situação:

"Deixar uma classe passiva “ouvindo discursos” não é só uma crueldade: é um atentado às conquistas definitivas da psicogenética. Classe não é auditório para os alunos e tribuna para o professor. É oficina em que se pensa, debate, manipula, pesquisa, constrói. Meditar é a forma mais sublime da atividade, a atividade específica do ser humano. Meditar – não decorar. Refletir. Ensinamos a nossos alunos como se fossem animais. Como se não tivessem razão."

Um abraço...