Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

Criatividade e o Cérebro

Trecho de uma palestra de Tony Buzan, o escritor inglês responsável pela sistematização dos mapas mentais:

Cada criança é brilhante e nós temos de aprender a desenvolver esse brilho. O professor fornece os nutrientes para alimentar este brilho. A criatividade é absolutamente essencial para isso. Temos ensinado o oposto. Nos últimos 150 anos estamos ensinando "currículo". Isto é considerado normal na nossa sociedade, mas a verdade é que não é natural.

Como seres humanos, primeiro temos que aprender a aprender, depois definir o que aprender. Não nascemos com um cérebro pronto, nascemos com um potencial, tal como um jardim maravilhoso, com milhares de sementes. Quando o ambiente é fértil, quando a criança é alimentada, existe dentro das células cerebrais um movimento de conexão e relacionamento entre si. Quando o potencial do cérebro não é cultivado, as células cerebrais não se ligam, elas literalmente se desconectam.

O professor ajuda a criança a construir a arquitectura interna de seu pensamento. Quando nós estimulamos as crianças a criarem, elas tornam-se fisicamente e biologicamente complexas e capazes. Quando linearizamos o ensino e enfatizamos a rotina estamos desconectando os seus cérebros.

Que trabalho é mais importante para o planeta do que envolver as crianças criativamente?

3 comentários:

P e M disse...

" primeiro temos que aprender a aprender"

Olha, era para criar um blog com o nome muito parecido: aprender aprendendo... Mas já estava tomado...

E mais não digo!

(hehehhehe...)

;o)

Paula disse...

Com tantos blogues já começa a ser difícil pensar-se em nomes para eles!

P e M disse...

E ter tempo para os seguir... ufa... ufa...

;o)