Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 1 de agosto de 2009

Documentário sobre o Homeschooling


Inventing a Girl: An Experience in Homeschooling
é um documentário que desafia as nossas concepções sobre a educação e sobre a capacidade que as crianças têm de aprenderem por si próprias.

Lily Borenstein-Burd e o irmão Russell nunca frequentaram a escola. Nos E.U.A. 1 500 000 de crianças aprendem em casa (2007).

A cineasta Fernanda Rossi viveu com a família Borenstein-Burds e filmou-a durante mais de um ano. Guiada pelo sentido de humor e curiosidade natural de Lily, elaboraram uma lista de perguntas essenciais sobre o ensino doméstico e foram buscar as respostas nos pais.

Com Lily fazendo as entrevistas aprendemos bastante sobre a educação domiciliar, mas ainda mais sobre o esforço de uma família para manter seus laços numa época de crescente desintegração da estrutura familiar. Os talentos emergentes de Lily tornam-se óbvios ao acompanharmos a sua campanha para salvar o jardim zoológico da zona onde mora e os seus ensaios de ballet.

Podem ver o trailer aqui.

Sem comentários: