Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 23 de agosto de 2009

Educação: do passado ao futuro

"O sistema de ensino, público e homogéneo, está hoje a ser posto em causa por correntes e tendências que o consideram obsoleto e incapaz de se renovar. As críticas têm as mais diversas origens e alimentam-se de um sentimento de «crise».

É possível identificar, pelo menos, três cenários de evolução dos sistemas de ensino que, apesar de distintos, são portadores de visões semelhantes da educação. Não se tratam hipóteses futuristas, na medida em que estão, já hoje, bem presentes na nossa realidade quotidiana.

O primeiro cenário aponta para o regresso a formas de educação familiar. A partir de argumentos que vão desde a responsabilidade educativa primordial dos pais até à necessidade de preservar os valores de uma determinada comunidade local constroem-se propostas que põem em causa a dimensão pública da educação. A ideia de que cada família ou comunidade deve ter a sua própria escola, reservada aos seus e protegida dos outros, situa-se nos antípodas do projecto de uma escola pública que assegura a presença de todos e a construção de uma identidade partilhada. Uma das formas mais evidentes deste cenário é a expansão do ensino doméstico, em casa, que se vem desenvolvendo através de redes familiares, culturais e religiosas, com recurso às novas tecnologias."

Educação 2021: Para uma história do futuro, António Nóvoa

2 comentários:

Marina disse...

Ainda hoje estive a conversar com o meu marido sobre este assunto tão polémico. O homeschooling é legal em Portugal? Se uma criança tiver homeschooling, digamos até ao 4º ano do ensino básico, poderá depois transitar para o 5º ano de uma escola pública ou privada sem problemas?
marinapires79@hotmail.com

Paula disse...

Olá Marina,

Sim, o homeschooling é legal em Portugal. Dá uma olhada aqui, aqui (dados úteis sobre legislação para o ensino doméstico) e aqui (boletim de transferência para o ensino doméstico).

É claro, como a maior parte das pessoas não está a par disto, os pais têm que fazer as suas próprias pesquisas e estar preparados para educar o pessoal que trabalha nas escolas...