Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Maria Montessori, sua vida e seu legado

Como há famílias, como esta, que educam os filhos em casa segundo o método montessori, resolvi embutir aqui este vídeo e incluir uma tradução livre.

Há um século, Maria Montessori fundou um movimento educacional que continua vivo ainda hoje. Este filme apresenta a história da sua vida, entrelaçada com informação sobre a sua filosofia e os princípios básicos da prática educativa que continua sendo praticada nas escolas montessorianas (abre vídeo em português).



Descobrimos que educação não é algo que o professor faz mas um processo natural que ocorre espontaneamente no ser humano. Não é adquirida ouvindo palavras mas através de experiências em que a criança actua no seu ambiente.

Maria Montessori acreditava que a criança constrói conhecimento a partir das suas experiências no mundo. Dizia ela que aprender não é algo que precisa ser forçado ou incentivado mas algo que os seres humanos fazem naturalmente. Os primeiros anos de vida em especial são de grande crescimento mental, com a criança assimilando impressões do mundo à sua volta. Uma unificação das energias físicas e mentais ocorre quando as crianças se tornam aborvidas no trabalho. Montessori chamou a isto "normalização", e dizia que a concentração era o essencial.

O ambiente cuidadosamente preparado das escolas montessorianas proporciona às crianças oportunidades de desenvolvimento físico e emocional. Na área da matemática, as crianças trabalham com representações concretas de conceitos matemáticos e dirigem-se gradualmente em direcção a uma internalização de factos matemáticos abstratos sem confusão, receio ou fastio, e ao seu próprio ritmo.

Elas podem escolher as actividades que querem fazer mas não podem perturbar os outros nem trabalhar com materiais que não sabem usar, ou estragá-los.

Maria Montessori nasceu em 1870 na Itália. Filha única, era uma rapariga cheia de vida e energia. Decidiu estudar numa escola em que a maioria eram rapazes e mais tarde resolveu estudar medicina. Foi a primeira mulher na Itália a fazê-lo. Seu pai, muito tradicional, teve muita dificuldade de aceitar esta decisão.

Bonita e inteligente, dava discursos sobre a educação das mulheres e suas condições de trabalho. No seu 2º discurso abordou um tema que ainda hoje não foi totalmente solucionado: pagamento igual para trabalho igual.

Links
Vida e obra de Maria Montessori (excertos)
The Montessori Method, por Maria Montessori

2 comentários:

Ipe disse...

Tu blog es una pequeña caja de sorpresas agradables.
El video sobre el método Montessori es una maravilla.

Afectuosamente,

Paula disse...

Olá Ipe,

São vídeos que vou encontrando e embutindo. Fico sempre grata a quem fez os uploads e os partilhou!

Um abraço.