Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Citações - Terry Deary - Escolas

Terry Deary, o autor da série História Horrível que já vendeu mais de 25 milhões de livros, é profundamente oposto às escolas, ao ponto de nunca aceitar convites para dar palestras.

Foto: Alguns dos nossos livros dessa série.

"Recebo 200 solicitações por ano e a resposta é sempre não. Detesto escolas com paixão. Preferia cortar o meu braço esquerdo e comê-lo com Marmite do que entrar numa escola. E não gosto nada de Marmite.

As escolas são um desperdício total da vida dos jovens. Aprendem coisas que nunca terão qualquer utilidade. A única razão da sua existência é manter as crianças fora da rua. Foram uma invenção da época vitoriana. A Revolução Industrial retirou os filhos das famílias e fez os pais trabalharem em fábricas durante longas horas. Depois verificaram que não podiam ter essas criançinhas todas trabalhando nas fábricas e tiveram que decidir o que fazer com elas. Então resolveram fechá-las todas na mesma sala todos os dias e chamar a isso de escola. Passei horas aprendendo trigonometria e física, e nenhuma dessas disciplinas me preparou para a vida. Relacionamentos, conversar com as pessoas, lidar com dinheiro, planejar sua carreira, ajudar alguém que partiu a perna... tudo isso são coisas que tive de aprender sozinho.

Daqui a 25 anos já não haverão escolas. Haverão mentores, pessoas mais velhas passando suas competências aos jovens. Os professores não sabem nada sobre a vida nem sobre as verdadeiras necessidades dos alunos."

Fonte: aqui.

Sem comentários: