Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Educação Democrática, em casa!

Como seria a Educação Democrática no ensino doméstico?

Pais e filhos têm igual voto nas decisões sobre a aprendizagem e vida social.

Na escola democrática em casa - escola no sentido original de ‘descanso, repouso, lazer, tempo livre; lugar de aprendizagem; ocupação de um homem com ócio, livre do trabalho servil, ocupação voluntária de quem, por ser livre, não é obrigado a’ -, as crianças e jovens têm o direito de:

decidir o que aprender, como aprender, quando aprender, onde aprender e com quem aprender

ter igual participação na tomada de decisões sobre a forma como a casa-escola é administrada e sobre a necessidade de regras e sanções e, caso estas forem consideradas necessárias, na sua escolha.

Definições:

A educação democrática é baseada no respeito, tolerância e amor.

Na educação domiciliar democrática pais e filhos trabalham juntos como iguais.

A educação democrática em família decorre de um diálogo livre e expressivo entre pais e filhos, sem regras, sem convenções, apenas honestidade e franqueza.

A educação democrática é aquela em que os filhos são participantes livres da escola em casa, tomando responsibilidade pelas suas vidas educacionais, e participando, ou podendo participar, directa ou indirectamente, na tomada de decisões que lhes afectam e a toda a família.

Adaptado daqui.

Sem comentários: