Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Ensino doméstico na Alemanha

Na Alemanha, o ensino doméstico é considerado ilegal desde os tempos de Hitler, e as famílias que optam pela educação domiciliar continuam sendo perseguidas. São ameaçadas com multas exorbitantes, remoção do direito à custódia dos filhos e até prisão.

Mal agarrou o poder, uma das primeiras coisas que Hitler fez foi criar o Ministério da Educação e dar-lhe o controle das escolas e de todas as questões relacionadas com a educação.

Em 1937, Hitler disse:

“A juventude de hoje é sempre o povo de amanhã. Por essa razão, colocamos diante de nós a tarefa de inocular a nossa juventude com o espírito da nossa comunidade em tenríssima idade, numa idade em que os seres humanos ainda não foram pervertidos nem moldados. Este Reich ergue-se sobre a sua juventude e está sendo construido para o futuro. E este novo Reich não dará suas crianças a ninguém mas ele próprio tomará conta de sua juventude e dará aos jovens a sua própria educação e formação”.

Documentário a não perder: Hitler's Children - Education

Recentemente, um juiz na Alemanha permitiu que um adolescente educado em casa permanecesse sob a custódia dos pais - por enquanto... Mas os defensores do ensino doméstico, na sua constante batalha com as autoridades sobre a legitimidade da prática da educação domiciliar, dizem que isso representa uma grande victória.

Este é o primeiro vídeo de Educating Germany, um grupo de apoio às famílias que optam pela educação em família. O grupo procura reformar a lei alemã; querem que o ensino doméstico seja reconhecido como direito humano que é. A tradução abaixo é livre.



Todos sonhamos com um mundo melhor. Para nós, primeiro foi o muro de Berlim; agora é o sistema educacional que precisa mudar. Na Alemanha, os pais querem ter a mesma liberdade de educar os filhos que as gerações passadas tiveram.

"Tudo aquilo que valorizamos na sociedade humana depende das oportunidades de desenvolvimento dadas ao indivíduo."
Albert Einstein

Para que isso aconteça precisamos de ter acesso às pessoas que fazem a lei. Elas também são humanas; são filhos e filhas, homens e mulheres. Comem e dormem, trabalham e brincam, pensam e sentem.

Cada região tem o seu Comité de Educação, cuja função é debater e chegar a uma conclusão sobre a lei. São 242 membros em 16 regiões. Estas são as suas fotos.

"Acção não surge apenas do pensamento mas de se estar disposto a assumir responsibilidade." Dietrich Bonhoeffer

Precisamos da vossa ajuda. Estamos a fazer uma campanha para educar os membros do comité sobre as vantagens do ensino doméstico através de livros, folhetos, cartas, emails e videos. Ajudem-nos a mudar a lei. Escrevam aos membros do comité e partilhem as vossas experiências da educação em família. Apreciamos a vossa ajuda, por mais pequena que seja.

"Sempre me agarrei firmemente à ideia de que cada um de nós pode fazer um pouco para acabar pelo menos com parte do sofrimento."
Albert Schweitzer

Juntos, podemos fazer toda a diferença.

Sem comentários: