Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ensino doméstico na Estónia

Na Estónia, a educação em casa ainda é um fenômeno relativamente recente, e graças a um certo Ministro da Educação a situação das famílias que praticam o ensino doméstico melhorou bastante nos últimos 4 anos.

A lei permitia a educação domiciliar até ao final do ano 6 (até aos 12 anos). Em 2005 o Centro Estoniano do Ensino Doméstico foi estabelecido. Este centro de apoio à educação em casa tem organizado conferências e publicado uma série de artigos desde então.

O seu objectivo inicial era mudar a lei para que os jovens pudessem ser educados em casa. Porém, o governo surpreendeu o grupo ao publicar um documento que tornou o ensino doméstico possível até aos 16 anos, ou seja, até ao final da escolaridade obrigatória. Essa lei entrou em vigor em Setembro de 2008.

Se quiserem saber mais sobre a educação em casa na Estônia, podem visitar o site aqui. As fotos que aqui vêem foram retiradas desse site, e o artigo é uma adaptação deste.

2 comentários:

Meninheira disse...

Paula, creio que podes estar interessada: http://www.hslda.org/docs/news/200908100.asp

beijinhosssssss

Paula disse...

Olá Meninheira,

Obrigada pelo link, já lá vou ver...