Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ensino doméstico na India

Em Jaipur, Dr Lalit Kishore escreveu um pequeno artigo sobre o ensino doméstico e como esta modalidade pode trazer bons resultados devido à participação activa dos pais na educação dos filhos. Deixo-vos aqui uma tradução livre:

John Holt é o maior defensor da educação domiciliar e da aprendizagem autónoma (unschooling). O termo homeschooling (ensino doméstico, educação domiciliar, escola em casa) é usado para descrever todas as modalidades e métodos de aprendizagem que não são exercidos em instituições de ensino. Por outras palavras, as crianças recebem, no ambiente familiar, uma educação baseada nos seus interesses, e os pais desempenham um papel activo na promoção de actividades e experiências conducentes à aprendizagem.

Aqueles que preferem esta modalidade alternativa de educação mantêm que no ensino doméstico os pais juntam-se para dar apoio mútuo, aglomerando os seus talentos e recursos num esforço colectivo para alargar o âmbito da educação dos filhos.

Eles proporcionam um espaço onde as crianças e jovens podem aprender hands-on e em grupo, fazendo por exemplo artes cênicas, experiências científicas, projectos, aprendendo línguas estrangeiras, debatendo, etc

Na escola em casa a ênfase não é colocada em livros didáticos ou no ensino formal, preferindo-se aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem que vão surgindo naturalmente a partir das actividades diárias.

O unschooling, termo cunhado por John Holt para um tipo de ensino doméstico, é visto por seus defensores como uma abordagem em que os pais-educadores não controlam a educação dos filhos de uma maneira autoritária, preferindo interagir com eles seguindo os interesses da própria criança, deixando-a livre para explorar e aprender guiada por seus interesses.

Os defensores do homeschooling estendem que os pais devem ver o seu papel como o de afirmar através de feedback positivo e modelar as habilidades necessárias, e o papel da criança como sendo responsável por perguntar e aprender. Holt afirmou que as crianças aprendem através das experiências de vida, e incentivou os pais a viverem as suas vidas com os seus filhos.

Nos E.U.A., devido às exigências do ensino superior e integração, são cada vez mais os jovens em regime de ensino doméstico que optam por uma matrícula dupla, obtendo créditos da faculdade através da frequência de aulas no colégio local enquanto ainda se encontram no ensino médio.

Links
Families Learning
Comfort of homeschooling
Unschooling story from Sarita and Ganesh

Sem comentários: