Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ensino doméstico na Rússia

O regresso ao ensino doméstico é um fenómeno global. Já tenho falado da educação domiciliar em vários países. Hoje é a vez da Rússia.

Encontrei, no Learning Freely Network, a seguinte informação:

Na Rússia, a aprendizagem em casa é legal desde 1992, e não há excepções a essa regra. As autoridades controlam o currículo do ensino doméstico. Na Rússia há um currículum nacional e as crianças educadas em casa devem segui-lo.

As crianças que aprendem desta forma têm que fazer exames anuais em todas as disciplinas. Mas a partir dos 15 anos de idade os jovens são autorizados a frequentar colégios para adultos, onde há menos pressão e onde podem efectivamente faltar às aulas e ser educados em casa.

As autoridades tendem às vezes ultrapassar as suas competências legislativas. Actualmente não há nenhuma iminente mudança legislativa que poderia afectar as famílias que optam pelo ensino em casa. Existe no entanto pressão para mudar a lei.

Podem ler o original, em inglês, aqui.

E neste vídeo podem ouvir Daniel Swart (16) falando sobre a sua experiência do ensino em casa - que no seu caso foi o unschooling - numa conferência em Moscovo. 200 professores foram à conferência aprender sobre esta forma de educação alternativa.


Link: Family Education

Sem comentários: