Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Eu aprendo em casa

Samuel tem 11 anos e mora em Londres, na Inglaterra. Press packer, aprende em casa desde os 7 anos. Descubram o que ele pensa sobre o ensino doméstico...

"Eu aprendo em casa em vez de ir para a escola porque quando costumava andar na escola estava sempre a ser agredido e não encaixava com as outras crianças.

A maior diferença entre aprender em casa e frequentar a escola é que agora tenho mais amigos, embora não tenha uma classe grande! Os meus irmãos também aprendem em casa. Os trabalhos que faço são flexíveis. Ser educado em casa significa que posso escolher as coisas que aprendo e o meu horário, por isso não preciso acordar sempre à mesma hora!

Em vez de ter um professor, os meus pais ensinam-me a fazer os trabalhos; eles ajudam-me com a ortografia e mostram-me sites úteis. Eu não aprendo por disciplinas mas por temas. E posso escolher quando aprendo!

Fazemos parte de um grupo aqui na zona em que moramos; o grupo tem 250 famílias que fazem o ensino doméstico, por isso conheço montes de crianças que também aprendem em casa. Reunimo-nos muitas vezes e visitamos vários sítios, desde estações de energia a Royal Mews - por isso não estamos sempre dentro de casa!

Acho que as vantagens do ensino em casa são que eu já não sou vítima de violência escolar e não tenho que estar sempre sentado sem me mexer (na sala de aula eu não conseguia ficar parado o tempo todo por isso estavam sempre ralhando comigo!). Também não tenho de acordar cedo e posso escolher o que quero aprender.

As coisas ruins? Eu não consigo pensar em nada de ruim sobre a não ir à escola! "

Tradução livre daqui.

Sem comentários: