Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Olena Pchilka & Educação em Família

Olena Pchilka é o pseudônimo de Olha Petrivna Dragomanova-Kosach, autora ucraniana e mãe de Lesia Ukrainka.

Esta figura notável da história da cultura ucraniana, escritora (poesia e prosa), investigadora e tradutora, versada no folclore e etnografia ucranianos, recebeu sua educação básica de seu pai.

Devido à sua experiência de "escola em casa", prestou mais tarde grande atenção à educação dos seus filhos. A família Kosach não estava satisfeita com o sistema de ensino da época, principalmente com seu viés em direcção à russificação, e por isso decidiu educar seus filhos próprios.

Olha Kosach / Pchilka assumiu a responsabilidade total pela educação elementar de seus filhos e demonstrou grande talento pedagógico, responsabilidade e competência. Assim, tal como os seus irmãos e irmãs, Lesia Ukrainka recebeu uma educação enciclopédica sem ir à escola.

Na sua autobiografia Pchilka escreveu: "Pareceu-me na altura que a escola iria imediatamente arruinar todo o meu esforço de ensinar os meus filhos usando a língua ucraniana. Seria um caminho que não levaria a lugar nenhum; mais tarde verifiquei que as crianças devidamente educadas em casa não poderiam ser arruinadas pela escola. "

Sem comentários: