Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Ensino doméstico na Itália

Na Itália, muitas pessoas pensam que se não mandarem os filhos à escola acabam com assistentes sociais e/ou a policia à porta. Na verdade, a educação libertária também é um direito inalienável dos italianos: no entanto, de acordo com estimativas do secretário da rede italiana Educazione Libertaria, apenas cerca de 200 famílias italianas educa os filhos autonomamente.

Sybille Kramer, que optou pelo ensino doméstico quando os filhos terminaram a escola montessoriana, explica que são poucos devido à falta de informação. No seu blogue, Sybille explica que para cumprir os requesitos da lei "é suficiente fazer um pedido à direcção escolar demonstrando o programa que se planeia seguir durante o ano e depois, no final de cada período, apresentar os trabalhos feitos (exercícios de matemática, fotos, etc) para demonstrar o bom andamento dos estudos.

Original aqui (final da página 2).

Sem comentários: