Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Gandhi educou os filhos em casa

Hoje é o dia em que Gandhi nasceu, em 1869.

Sabiam que Gandhi era contra o sistema de ensino e a escola tradicional? Que acreditava que as crianças aprendem muito mais com os pais e no mundo real do que nas escolas?

Sabiam que Gandhi rejeitou a aprendizagem formal e resolveu educar os filhos em casa? Como é óbvio, sua esposa Kasturba também desempenhou seu papel na educação dos quatro filhos (ver foto abaixo).

Estava na África do Sul quando resolveu juntar-se com outros pais-educadores e tomar responsibilidade pela educação dos filhos. [1] Em suas palavras:

Uma aprendizagem acadêmica, não baseada na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada.

A educação que Gandhi deu aos filhos era tradicional em algumas áreas mas dava muita importância à humildade, que os filhos aprendiam através do trabalho manual e de várias tarefas domésticas. Aprendiam, por exemplo, a cultivar vegetais e operar máquinas. Aprendiam também sobre a importância dos relacionamentos humanos e a dignidade do trabalho, não importa quão humilde pareça. [2]

Ver também:
Ensino doméstico na India
India Homeschooling

Sem comentários: