Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 28 de novembro de 2009

A escola é melhor do que o homeschooling

10 razões

1. A maior parte dos pais foram educados no sistema de ensino público e por isso não são suficientemente inteligentes para educar os seus próprios filhos.

2. As crianças que recebem uma educação personalizada em casa, com aulas individuais ou em pequenos grupos, aprendem muito mais do que as outras, o que lhes dá uma vantagem injusta no mercado de trabalho, e isso seria anti-democrático.

3. Como é que as crianças poderão aprender a defender-se se não lhes dermos a oportunidade de lidar diariamente com a violência escolar?

4. Ridicularização por outras crianças é importante para o processo de socialização.

5. As crianças que frequentam a escola obtêm mais experiência em "Dizer Não" às drogas, cigarros e álcool.

6. A iluminação fluorescente pode ter significativos benefícios para a saúde.

7. Ter que pedir permissão publicamente para ir à casa de banho ensina aos jovens o seu lugar na sociedade.

8. A indústria da moda depende da pressão de grupo que só as escolas podem gerar.

9. A escola é um mecanismo de transmissão cultural, mantendo importantes tradições, como por exemplo as praxes.

10. As crianças educadas em casa podem não aprender competências necessárias para as suas futuras carreiras, como por exemplo ficarem sentadas à secretária durante 6 horas por dia.

Original aqui.

2 comentários:

*Lisa_B* disse...

Olá Paula,
quando li o titulo até me assustei pensei que te tivesses baralhado apesar de não ser nada teu ehehe.
Depois que comecei a ler fartei-me de rir. Está mesmo muito bem apanhado, focaram os pontos que eu também considero essenciais...faltava dizer algo sobre as cantinas?Fazer refeições sem ter de levar pancada na fila da cantina e comer fritos constantemente em oleo reaquecido N vezes será melhor do que uma comidinha caseira e fresca?
Beijinhos e bom fim-de-semana

Paula disse...

Outra coisa que incomoda muitos pais é o Projecto de Lei Nº 660/X, que Estabelece o Regime de Aplicação da Educação Sexual em Meio Escolar...