Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fortalecendo os laços familiares ...

Os argumentos a favor do ensino domiciliar III

Os argumentos das crianças e jovens educados em casa:

A educação em casa fortalece os relacionamentos familiares


Kerrin, 17 anos, de Hampshire
Um dos resultados do ensino domiciliar é que pais e filhos têm a oportunidade de partilhar suas vidas e por essa razão têm um melhor entendimento entre si. Os pais estão mais envolvidos na vida dos filhos adolescentes, tornando-se seus guias e mentores durante esse período crucial. E os irmãos têm a oportunidade de aprender a serem bons amigos apesar das diferenças de personalidade entre si. Os irmãos mais velhos tendem a envolver-se na educação dos irmãos mais novos. Eu tenho ajudado a tomar conta e a educar as minhas irmãs e, como resultado, tenho uma relação muito próxima com elas.

Jack, de 4 anos, de Londres
Eu acho que a educação em casa é muito legal porque gosto de estar com minha mãe. E gosto das coisas que fazemos fora de casa.

Toby, 18 anos, da Escócia
Como gostava de física, li muitos livros e resolvi estudar a matéria do 11º ano sozinho. Se tivesse frequentado a escola teria tido dificuldades devido à natureza estruturada do curso. Este ano resolvi não me candidatar a exames mas quando tenho tempo livre sento-me muitas vezes com o meu irmão de 10 anos conversando sobre física. Ele está a começar a ficar interessado: quer saber como é que as coisas funcionam e compreender o mundo que lhe rodeia. Na idade dele isto não seria viável na escola.

Continua aqui.

Sem comentários: