Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A história da educação em casa

Acabei agora de ouvir um programa muito interessante da BBC Radio 4, intitulado Educação na Casa Moral.

Eis o que diz a introdução:

Até o final do século 19, a casa era a única sala de aulas para a maior parte das crianças britânicas, especialmente se fossem raparigas. Mas será que a educação domiciliar era realmente inferior à escolaridade formal?

Na prática, o ensino domiciliar podia ser incrivelmente impressionante. Liberto da aprendizagem tipo repetição-memorização e das restrições do currículo escolar, a educação em casa podia ser muito mais abrangente em matérias, métodos imaginativos e alegre em espírito.

Baseando-se nos diários que descobriu, a historiadora Amanda Vickery investiga a educação domiciliar segundo a perspectiva da mãe e das crianças.

Parte da série História da vida privada, o programa está disponível, em inglês, até à próxima segunda-feira dia 9 de Novembro aqui. Oiçam que vale a pena. Ou então podem ler uma tradução parcial e livre aqui.

4 comentários:

Pequete disse...

Obrigada por mais este link tão interessante, Paula!

Paula disse...

Obrigada pelo feedback! Ainda hei-de traduzir algumas partes antes que retirem o programa da internet...

Meninheira disse...

Que interessante Paula! O teu blogue é sempre um imprescindível :)

beijinhos e obrigada :*

Paula disse...

Oi Meninheira!
Tudo bem? Interessante, não é?
Obrigada pela visita!