Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 26 de dezembro de 2009

Boxing Day na Inglaterra

Aqui na Inglaterra, o dia a seguir ao Natal é feriado; chamam-lhe Boxing Day. Quando o dia 26 calha no fim de semana, como hoje, o feriado é adiado para 2ªfeira.

Boxing Day não tem nada a ver com boxe mas com caixas. A tradição começou na Inglaterra em meados do século XIX, sob a Rainha Vitória. Boxing Day, também conhecido como Dia de Santo Estêvão, era o dia em que os ricos davam presentes aos pobres.

Há 2 teorias sobre a origem do Boxing Day. Uma é que séculos atrás, no dia depois do Natal, os burgueses davam caixas com alimentos, frutos, roupas e/ou dinheiro aos empregados. Neste caso os presentes seriam uma expressão de gratidão por um trabalho bem feito. Estas caixas de presentes deram o nome ao feriado.

A outra é que o Boxing Day vem da tradição de abrir as caixas de esmolas colocadas nas igrejas durante a época do Natal. O clero distribuia o conteúdo das caixas entre os pobres no dia depois do Natal.

Hoje o Boxing Day é passado com familiares e amigos, muita comida, amizade e amor. Embora muitos prefiram passar o dia a aproveitar o melhor dos saldos!

As fotos são das decorações das casas dos vizinhos. Nós não temos este hábito mas gostamos de ver os enfeites, especialmente à noite...

2 comentários:

RUTE disse...

Paula, acho muita piada às histórias populares que justificam os costumes e a tradição.

Engraçado o significado desse boxing day :) Conheces a história da tradição do Tronco de Natal (o Christmas Yule Log?). Eu postei acerca disso, vê aqui:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/12/tiiiiiimber-christmas-yule-log-tronco.html

Beijinhos.

Paula disse...

Já lá fui ver. Não conhecia, não. Com o passar dos tempos perdemos mesmo muitas tradições!

Feliz Ano Novo!