Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Espírito natalício no ensino domiciliar


As famílias que incorporam o espírito natalício no currículo para Dezembro descobrem que reduzem o stress típico desta época. Mas como é que conseguem encaixar todas as matérias e ainda ter tempo para fazer as compras de Natal, decorar a casa e preparar o banquete?

Este post é o primeiro desta série, com exemplos de como cobrir várias disciplinas e escrever um relatório demonstrando como os vários requisitos do currículum foram cumpridos. A maior parte das actividades abrangem mais do que uma área curricular e algumas adaptam-se bem a Janeiro. Hoje começamos com português e outras línguas: isto inclui gramática e redações, ortografia, caligrafia, leitura e línguas estrangeiras. Aqui ficam algumas ideias:

Postais
Escrever uma redação sobre as aventuras passadas em família durante o ano e incluí-la nos vossos postais. Encorajar o artista da família a fazer os postais à mão [arte]. Escrever os endereços à mão [caligrafia, ortografia, português] ou criar um banco de dados com os endereços dos amigos e familiares e depois imprimir as etiquetas [TIC]. Calcular o custo da postagem [matemática]. Enviar postais electrónicos de Natal.

Ler os clássicos da época
Podem ver uma lista de livros recomendados para projectos relacionados com o Natal aqui. Ou então podem ler Canção de Natal, de Charles Dickens. Que tal reflectir sobre o verdadeiro significado da troca de prendas? Ou ler sobre o primeiro Natal na Bíblia, Lucas 2 (8:14)?

Lista de desejos de Natal
Ao fazerem a lista para o Pai Natal estão a praticar escrita e ortografia. Que tal planear outra lista do que querem comprar (ou fazer!) para dar aos outros [socialização]? Também podem escrever uma carta ao Pai Natal e enviá-la para o Pólo Norte [TIC].

Desejar a todos um Feliz Natal
Aprender a cumprimentar e a desejar um feliz Natal aos vossos amigos estrangeiros nas línguas que eles falam; ou cantar-lhes uma canção na língua deles.[Língua estrangeira].

Escrever ao pai Natal
Norad sabe exatamente onde o Pai Natal está. Eles seguem o Pai Natal através dos satélites e por isso, sabem como levar essas cartas importantes dos miúdos directamente a ele. Um e-mail já endereçado e pronto para chegar ao Pai Natal abrirá quando clicarem no link nesta página.

Lista dos Melhores Sites sobre o Dia de Natal aqui.

Adaptado daqui.

3 comentários:

RUTE disse...

Olá Paula, que bom é passar por aqui. Peço desculpa pela ausência mas nem sempre dá para nos dedicarmos a todos os blogs que gostamos.

Gostei particularmente deste artigo do espirito natalicio no ensino doméstico. Óptimas ideias para pôr os miúdos a aprender enquanto estão a fazer o que gostam e o que está de acordo com a época do ano.

Nós nem nos apercebemos da quantidade de matérias que estão presentes em cada acto. Brilhante a tua exposição do assunto.

O meu tempo tem sido tão diminuto que só agora é que consegui escrever sobre a visita de estudo do ensino doméstico que acompanhei no principio do mês de DEZ. Se tiveres tempo pássa lá para leres.
Beijinhos e feliz natal para a vossa familia. Boas entradas em 2010.

Deixo aqui os links, pois também tenho uma ideia do espirito natalicio para partilhar ctg:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/12/fabrica-de-bolos-visita-de-estudo.html

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/12/sagrada-familia-reciclada-da-sala-uam.html

Paula disse...

Olá Rute,

Já lá fui ver e adorei! Que bom que deixaste o link! Fui logo colocá-lo na rede social do ensino doméstico, espero que não te importes...

Eu visito o teu blogue com regularidade só que raramente deixo comentários... como tu dizes, o tempo não dá para tudo!

Obrigada e Feliz Natal!

RUTE disse...

Claro que não me importo. Até agradeço :)

Hoje publiquei um assunto que talvez tenhas interesse: fabrico de creme hidratante para o corpo com azeite e cera de abelhas. Ficou um espetáculo!!