Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O futuro das crianças educadas em casa

Uma das perguntas frequentes sobre as crianças educadas em regime de ensino doméstico é: mas que tipo de adulto é que se vão tornar? Sem escola, o que será deles no futuro?

Bem, primeiro, uma coisa é escola, outra coisa é educação. Lá porque não frequentaram o sistema de ensino público isso não significa que não tenham recebido uma boa educação e não sejam cultos. Muito pelo contrário, como vão confirmando os vários estudos já existentes nesta área.

Nós, pais-educadores, sabemos muito bem qual é a opinião prevalente em Portugal e no Brasil acerca do ensino domiciliar e compreendemos que se deve, pelo menos em parte, à generalizada falta de informação sobre esta área. Todos temos, é claro, direito às nossas opiniões, mas às vezes damos os nossos pareceres sem nos darmos ao trabalho de verificar se eles estão realmente baseados nos factos ou se não passam de juízos infundados que formámos sem saber bem como ou porquê...

Por isso, e porque é pelos frutos que se conhece a árvore, aqui fica mais um estudo comprovando o sucesso da educação domiciliar.

Home educated adults

Sem comentários: