Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Outro vídeo sobre o unschooling

O título deste vídeo, feito por Nicole Campbell-Robinson, é
Unschooling: O movimento da aprendizagem direccionada pela criança.



Segue-se uma tradução parcial e livre dos 2 primeiros minutos:

Afinal o que é o unschooling?

Cunhado pelo educador John Holt, unschooling é uma forma de educação em casa em que os estudantes não têm que seguir um currículo pré-determinado. O site de Holt descreve o unschooling como aprendizagem autónoma, natural, orgânica, eclética, auto-direccionada e motivada pelos interesses intrínsecos das crianças.

Holt não acreditava que o insucesso das escolas era devido ao sistema mas que as escolas fracassavam por serem, em si mesmas, um sistema que nunca poderia ter sucesso, independentemente da forma que pudesse adoptar.

"... o animal humano é um animal aprendente; somos bons nisso; não precisamos que nos mostrem como é que se aprende nem precisamos ser forçados a aprender. O que destrói o processo são as pessoas que interferem nele, tentando regulamentá-lo ou controlá-lo." ~ John Holt

Holt escreveu vários livros, onde podemos seguir o desenvolvimento das suas ideias em relação ao sistema de ensino público. Depois de gerar controvérsia com seus títulos, criticando a escolaridade obrigatória como uma noção maluca, resolveu concentrar sua atenção nas coisas que os pais podiam fazer para proporcionar aos filhos uma experiência completamente diferente da aprendizagem.

Holt morreu em 1985, deixando incompleto seu último livro Learning All the Time. Desde a sua morte, o aumento de homeschoolers e unschoolers despoletou toda uma nova geração de títulos sobre o tema.

Sem comentários: