Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

4 anos de ensino doméstico... e computadores!

Faz hoje 4 anos que ingressámos no ensino doméstico. Ensino doméstico... que expressão mais horrorosa! Não gosto nada dela; uso-a apenas por ser a que aparece na legislação portuguesa.

Não gosto por ser tão enganadora. A palavra "ensino" não é boa porque nós colocamos a ênfase na aprendizagem. E a palavra "doméstico" também dá azo a ideias muito erradas: 1) de miúdos fechados em casa quando a verdade não podia ser mais diferente - daí um dos lemas do unschooling ser "o mundo é a minha sala de aulas!"; e 2) de que a aprendizagem é algo que ocorre apenas dentro de casa quando na realidade é um processo constante que ocorre onde quer que estejamos.

Prefiro expressões como aprendizagem natural, aprendizagem informal, aprendizagem autónoma, aprendizagem centrada na criança, aprendizagem auto-direcionada, aprendizagem orgânica, aprendizagem livre, etc.

Mas mudemos de assunto! Tem sido uma aventura fascinante mas hoje quero deixar aqui um sumário da aprendizagem mais recente na área de computadores (PC Practical Training).

A semana passada andámos a aprender dígitos binários (bits, bytes e nibbles), enfim, o sistema binário.

Uma boa introdução é a parte final do documentário A História Do Número 1, que explica como o "1" se associou ao "0" para dominar o mundo digital em que hoje vivemos. E se quiserem praticar a conversão de números decimais nos seus equivalentes binários e vice versa, sugiro este jogo online.

Nas semanas anteriores: componentes de um PC (processador, placa-mãe, memória RAM, placa de vídeo, disco rígido, etc), ports & interfaces, descargas de eletricidade estática, breve história do computador, etc. E aqui ficam umas fotos da parte prática (obrigado ao Alan, que disponibilizou um dos seus computadores para estas experiências)!


2 comentários:

Isabel de Matos disse...

Que bem sabe apreciarmos o que vamos aprendendo!
(também não gosto nada da expressão "ensino doméstico" ;) )

Paula disse...

Desculpa não ter respondido antes. Apanhei uma constipação e o meu laptop está avariado...