Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aventuras de Laura no Ensino Doméstico

Trecho de um artigo publicado hoje em The Washington Post:

Antes de ter decidido educar a filha de 10 anos em casa, Laura Brodie era cética. No seu novo livro "Love in a Time of Homeschooling" Laura confessa que achava o ensino domiciliar esquisito e pensava que era praticado apenas por cristãos conservadores e pessoas que vivem fora do sistema. Mas em 2005 a escritora e professora de Inglês na Universidade de Washington e Lee, em Lexington, encontrou a filha mais velha, Julia, escondida no armário em vez de fazer os trabalhos de casa. "Isso, para mim, foi o sinal que tinhamos de fazer mudanças drásticas".

Julia tinha sido sempre uma sonhadora, o tipo de aluno que os professores descrevem como "fora do normal". Ela recusava estrutura e mudança e afastava-se muitas vezes das actividades de grupo. Tinha dificuldades com a ortografia e precisava de tempo extra para a matemática. Depois vieram os testes e as montanhas de deveres de casa.

"Se a mente distraida de Julia tivesse sido o nosso único desafio, eu nunca teria optado pelo ensino domiciliar. Mas, eu ficava olhando para o conteúdo fraco dos testes e trabalhos de casa de Julia e pensando, 'Oh, mas eu poderia fazer muito melhor do que isto."

Podem continuar a ler aqui, em inglês.

Sem comentários: