Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 3 de abril de 2010

Exilados para educar os filhos em casa

é o título de um artigo publicado há 10 dias no Times sobre a família alemã exilada nos Estados Unidos:

Mal passavam as 7hrs da manhã num dia frio de Outono de 2006 quando a polícia bateu a porta. Uwe, Hannalore e os 3 filhos permaneceram em silêncio, mal ousando respirar, esperando que a polícia se fosse embora ao não ouvir resposta. Mas a polícia persistiu e ameaçou arrombar a porta. Relutantemente, Uwe, professor de piano, abriu a porta de sua casa em Bissingen, na Alemanha. Pouco tempo depois, a polícia foi-se embora levando 3 dos seus 4 filhos.

O crime deles? Educar os filhos em casa num país onde o ensino domiciliar não só é ilegal mas considerado altamente suspeito e até anti-social.


Podem ler o resto aqui (em inglês).

Entretanto, vim a saber de uma família inglesa que também anda fugida e que colocou um vídeo no YouTube sobre o caso deles - podem ver aqui.

2 comentários:

*Lisa_B* disse...

Querida Paula,

espero e desejo que te encontres o melhor possivel dentro das possibilidades do que é seguir agora mais só :-(

Estive a ler a noticia e é revoltante...no entanto não me "espanta" pois eu senti na pele e o Bruno o que foi ser perseguido por ter recusado a escola apesar dos doc. que apresentava sempre passados por especialistas dizendo que era prejudicial para o Bruno seguir na escola...e com testemunhos dos mesmos dizendo que eram totalmente contra o Bruno ali voltar enquanto não considerassem seguro...
Felizmente acabou esse pesadelo. Espero que todos os pais lutem por este direito e acabem com essa "ditadura".

Beijinhos com carinho

Paula disse...

Saber que esse teu pesadelo acabou deixa-me feliz.