Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 17 de abril de 2010

Jornalista do ano foi educada em casa

O prémio de jornalista do ano foi para Caitlin Moran, que foi educada em casa. Aqui, ela descreve a sua experiência do ensino doméstico. Deixo-vos uma pequena passagem:

"Eu sou a mais velha de 8 filhos e todos nós fomos educados pelos nossos pais numa casa muito modesta com 3 quartos em Wolverhampton. Nenhum de nós foi à escola depois de 1986, quando eu tinha 11 anos.

O que toda a gente automaticamente pensa é que os nossos pais nos davam aulas, à maneira tradicional. Há 20 anos atrás - tinha eu 14 anos - teria-lhes muito seriamente informado sobre a natureza da educação em casa: sobre a aprendizagem direcionada pelas próprias crianças e o papel dos pais-educadores nesta filosofia educacional.

Porém, pelo menos durante estas 2 ultimas décadas, sempre que nos perguntam "Então, os teus pais é que davam as lições?", eu - e os meus 7 irmãos educados em casa - começamos simplesmente a rir histericamente, abanando a cabeça, ocasionalmente emitindo o estranho, incrédulo som: "Nãããão!!!!".

Fonte

1 comentário:

Luciana Onofre disse...

há um convite para teu blog aqui:

http://criancapaga.blogspot.com/2010/04/achados-em-leituras.html

Escrevamos sobre "Saber Conviver"!

Um abraço,